Por que março se tornou o mês da mulher? | Blog

Por que março se tornou o mês da mulher?

Dia das mães... Dia dos pais... Dia das crianças... Natal.

Grande parte das datas comemorativas foi criada pelo comércio a fim de fomentar o período de vendas. No entanto, ao contrário do que muitas pessoas pensam, o Dia da Mulher – celebrado anualmente no dia 8 de março ­– tem muita luta e raiz histórica por trás.

Oficializada em 1975 pela Organização das Nações Unidas (ONU), a data não tem nenhuma relação com flores, bombons e carinho, mas sim com desigualdade social e salarial, preconceito, abusos e mortes.


Afinal, por que existe o Dia da Mulher?

No Brasil, o Dia da Mulher é associado ao incêndio que aconteceu no dia 25 de março de 1911, na Triangle Shirtwaist Company, em Nova York, nos Estados Unidos.

Na ocasião, 146 trabalhadores morreram. Deste número, 125 eram mulheres e 21 eram homens.

A tragédia trouxe à tona as más condições enfrentadas, principalmente, por mulheres na Revolução Industrial. Além do trabalho cansativo e, na maioria das vezes, desumano, elas ganhavam menos do que os homens e sofriam muito mais preconceito.


Importância do Dia da Mulher

É por conta de todo sofrimento e opressão já vividos e ainda presentes em nossa sociedade que em 1975 a ONU resolveu oficializar o dia 8 de março como o Dia Internacional da Mulher.

A fim de relembrar a todos a importância da luta pelos direitos iguais e pelo fim do machismo, muitas mulheres saem às ruas em prol de suas conquistas, principalmente nesta data.

Por isso, no Dia da Mulher, não dê flores, promova o respeito e a igualdade de gênero.


Ações para o Dia da Mulher

Se você é empreendedora ou, simplesmente, quer promover uma ação para o Dia da Mulher, a Cinta Liga + Negócios – networking estruturado para mulheres empreendedoras – listou algumas ideias criativas para este dia. Confira!


1)     Promover palestras motivacionais;

2)     Fazer mesa redonda apenas com mulheres e escutar o que elas têm a dizer;

3)     Dar espaço de fala para elas;

4)     Abordar as dificuldades das mulheres no mercado e oferecer soluções.


Gostou do conteúdo? Acompanhe nosso blog para ficar por dentro de todas as novidades do universo do empreendedorismo feminino!

Tags

QUER SER UMA CLN?

A CLN é o melhor lugar para você dar o próximo passo no seu negócio!

Conexões que Transformam